História das Histórias em Quadrinhos (HQs)

      As HQs ou Histórias em Quadrinhos fazem parte do nosso universo de leitores e neste trimestre na escola estou estudando esse gênero que por muito tempo foi pouco explorado. Estou adorando!

       Como sou curiosa fui pesquisar mais sobre elas e achei importante compartilhar com vocês.

        A primeira HQ que se tem informação foi criada em 1895 pelo artista Richard Outcault,com a forma parecida com a que conhecemos atualmente com personagens fixos, ações com sequência e com as conversas em balões, porém com formato de tirinha foi inaugurada em jornais sensacionalistas de Nova York com o nome "The Yellow Ked" e devido ao sucesso conseguiu espaço em jornais importantes.


        The Yellow Kid, do artista americano Richard Outcault, inaugurou a publicação dos quadrinhos em jornais *1       


        Nos países de língua inglesa são chamadas de comics surgiram na mesma época do cinematógrafo, mas sem o reconhecimento do cinema e ficaram vistos até como má influência para as crianças e adolescentes. Isso aconteceu devido aos temas abordados, mas em 1960 estudantes e professores acadêmicos  passaram a usá-las e o seu espaço foi ampliando porque o olhar sobre elas foi mudando. As HQs mais famosas são as que retratam a vida de super-heróis e acabem se eternizando no cinema. 

        Nem toda HQ narra a vida e experiências de personagens com poderes. Os artista Marjane Satrapi e Art Spiegelman utilizam as HQs para narrar as histórias de suas vidas. 

        Persépolis, livro de Marjane foi publicado em 4 volumes que narram a infância da escritora iraniana durante a Revolução Islâmica e Maus, o livro do americano de origem judia Art, narra a história de seus pais, sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Maus foi premiado em 1992 pelo Pulitzer, o primeiro prêmio destinado a um livro de HQs.

Maus, de Art Spiegelman, recebeu, em 1992, o prêmio Pulitzer. O livro narra a história de sobreviventes de Auschwitz. *2 

                    Capa do livro Maus

        A História em Quadrinhos não é considerada Literatura, mas constitui um gênero interessante ao aliar texto e imagem

                 Miolo do livro Maus de Art Spiegelman

        Espero que assim como eu tenham gostado de saber que as HQs tiveram um longo caminho até as formas e valorizações que têm atualmente. E por falar em HQ, heróis e importância deixo minha homenagem póstuma ao ator Chadwick Boseman, que foi um verdadeiro herói em sua batalha pela vida e que se despediu dela de forma tão rápida. Descanse em paz nosso eterno Pantera Negra!🙏

Comentários

  1. Adorei este post pelo conteúdo informativo e ainda mais pela sensibilidade em homenagear o eterno Pantera Negra do cinema.

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa curiosidade!
    Nossas homenagens ao ator Chadwick Boseman, o eterno Pantera Negra! Que Deus o tenha !
    Parabéns Gio pelas matérias!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas